Regente da 11ª Casa na 11ª e 12ª Casas

Grupo de voluntários a limpar um jardim de lixo deixado por visitantes

Descrevemos neste artigo os efeitos da colocação do regente da 11ª casa na 11ª e 12ª casas do horóscopo. Este artigo complementa um outro mais antigo já publicado e contém mais informação.

Regente da 11ª casa na 11ª Casa

Quando o regente da 11ª casa está colocado na casa que rege, está naturalmente dignificado pelo que os efeitos podem ser muito positivos. Ao estar na própria casa, favorece a realização dos melhores significados que esta significa.

A relação de 1ª casa do planeta indica, nesta casa de crescimento (upachaya) que o nativo melhorará gradualmente ao longo do tempo, com o esforço pessoal, o desenvolvimento de todas as qualidades que lhe permitirão concretizar os sonhos , desejos e ambições.

Isto significa que usará a inteligência (o planeta lança aspeto para a 5ª casa) e a criatividade para atingir os seus objetivos e adquirirá conhecimentos e sabedoria para essa finalidade.

Se a 5ª e a 11ª casas não receberem aflições (nem o regente da 11ª) o nativo usará a inteligência criativa e empreendedorismo na prossecução dos objetivos de vida, ao mesmo tempo que isso lhe permitirá alcançar riqueza e reconhecimento social.

Poderá obter ganhos substanciais através de investimentos de risco e pode ter sorte ao jogo e a toda a ação que resulta da aplicação dos talentos naturais e criatividade.

Alguns poderão escolher a área académica ou aplicar-se na aquisição de graus académicos que lhes darão mais conhecimento e oportunidades de alcançar posição e riqueza. Podem obter ganhos de diversas fontes de rendimento.

Em geral o nativo tem também uma disposição para aplicar esforço e determinação de vencer, sendo em geral muito bem-sucedido na realização dos desejos e ambições. Estes em geral incluem o desejo de fama e reconhecimento do mérito pela sociedade.

O nativo é geralmente carismático em termos de personalidade e possui capacidades de liderança, sabendo bem o que quer. A inteligência e as provas dadas pelas decisões que já tomou levam-no também a ser autoconfiante em relação ao valor pessoal.

Deste modo, quando está sem aflições, o regente da 11ª casa na própria casa permite ir aumentando os rendimentos e o sucesso social do nativo e também as fontes de rendimentos, que são variadas e múltiplas.

Quando existem irmãos mais velhos, estes são altamente prósperos e obtêm riqueza de múltiplas fontes. São também influentes na comunidade e contam com muitos contactos com poder na sociedade

O próprio nativo também se torna influente, próspero e popular, sendo em geral uma pessoa bem conhecida, pelo menos a nível da comunidade local. Mas, quando o horóscopo é especialmente forte, pode mesmo tornar-se uma celebridade, tanto a nível nacional como internacional.

Apesar de estas pessoas poderem alcançar bastante riqueza, também são motivadas por causas socias e podem envolver-se em movimentos humanitários e outras causas. Também podem ligar-se a grandes grupos ou corporações de caráter financeiro e com poder político.

Valorizam muito a amizade e podem ter um círculo de amigos mais próximo, ao mesmo tempo que também têm redes de contactos alargados e influentes, com os quais mantêm excelente relacionamento.

São amigos dos seus amigos, de forma desinteressada e mesmo idealista, associando-se com pessoas que têm valores semelhantes e partilham os mesmos sonhos e aspirações.

Nos negócios, mantêm a mesma postura amigável , tendendo a encarar as relações de negócios como  se fossem de amizade. Deste modo, quando formam algum movimento, com base nas sua crenças e ideias em relação a algum aspeto da sociedade e da humanidade, em geral contam com os amigos para integrar esses movimentos.

Também aderem a ideias dos amigos e integram movimentos que estes formam, por camaradagem e comunhão nas ideias e valores.

Este nativo sente um profundo desejo de pertencer a uma realidade que transcende a mera individualidade e a sua integração em ações de grupo, em especial os grupos sociais de influência e reforma, traz-lhe um profundo sentido de propósito na vida.

Regente da 11ª Casa na 12ª Casa

A colocação do regente da 11ª casa na 12ª casa não ajuda  a área financeira nem a concretização dos desejos e ambições materiais.

Quando está dignificado, no entanto, o regente da 11ª casa na 12ª pode dar alguns efeitos positivos porque, pela correlação de casas, a 11ª é a 12ª casa a partir da 12ª casa, podendo produzir efeitos semelhantes aos da 11ª casa.

Tais efeitos são serão positivos se a 11ª casa for forte e não receber aflições. Assim, sendo a 2ª casa a partir da 11ª, esta posição pode indicar acumulação de bens e propriedades através da relação com países estrangeiros, entre outros.

A relação de 12ª casa indica também a possibilidade de realização de muitas ações de caridade que beneficiam pessoas em sofrimento ou confinamento, prisão, hospitalização, etc. Estes nativos anseiam por alcançar desenvolvimento espiritual através de ações de voluntariado e filantropia.

Os desejos e ambições destas pessoas estão menos ligados ao desejo de adquirir riqueza material do que ao desejo de fazer a diferença em termos humanitários e espirituais.

Porém, estas aspirações de fazer o bem a quem mais precisa não se realizam sem alguns sacrifícios por parte do nativo pois a 12ª casa significa perdas, obstáculos, isolamento ou aprisionamento, etc. Deste modo, o nativo pode prescindir dos próprios rendimentos ou bens da família para realizar as suas boas ações.

Pode doar uma parte dos bens ou dos lucros para ajudar outros. Faz isto devido a uma necessidade interior de se dedicar a fazer o melhor que pode pelas pessoas que sofrem.

E, o que perde em termos materiais, pode conquistar em termos de desenvolvimento espiritual,  estabelecendo um outro esquema de valores, que vai além do desejo de ser mais rico ou influente em termos mundanos, ou  popular e aclamado.

Para alguns, trata-se mesmo de se desligarem do sentido materialista da vida que luta apenas para ter mais posses, mais poder na sociedade , mais fama e posição social e praticarem o desligamento em relação às posses mundanas como forma de alcançar iluminação interior.

Deste modo, esta posição indica uma oportunidade de transformação da identidade, fazendo desaparecer os desejos ligados ao mundo na sua materialidade e desenvolver, ao invés, uma verdadeira busca por um caminho espiritual que vai além dos objetivos mundanos.

Esta tendência não se revelará se o regente da 11ª casa estiver mal dignificado ou se estiver aflito na 12ª casa, situação na qual o nativo sente que a vida é injusta consigo por lhe negar o sucesso material, fazendo-o passar por situações de perdas e despesas incontroladas.

O ressentimento e o desejo não satisfeito de sucesso material pode tornar estas pessoas revoltadas e cruéis na ação, bem como fazer gerar a tendência para se apropriarem dos bens desejados por meios pouco éticos.

Quando o regente da 11ª casa está bem colocado, os sonhos do nativo andam à volta de objetivos espirituais ou humanitários, movendo-se pela compaixão, pelo sofrimento e por tudo o que falta a alguns grupos de pessoas esquecidas pela sociedade e o nativo é feliz com o mínimo, em termos materiais.

Esta posição pode indicar uma natureza altamente intuitiva e mesmo capaz de percecionar realidades subtis.  E também indica a tendência para interpretar usando a intuição, todos os aspetos  que a razão falha em explicar, desde  a atividade parapsíquica ao entendimento dos sonhos e outros aspetos da realidade simbólica.

A 12ª casa, segundo a astrologia Jyotish, representa também os prazeres de que se goza em espaço reservado, como o quarto de dormir. Deste modo, o regente de uma casa de desejo (11ª) colocado nesta casa dá uma natureza sensual muito forte,

Esta sensualidade pode causar problemas no relacionamento conjugal porque o nativo tende a procurar múltiplos relacionamentos sexuais de natureza secreta, sendo difícil de contentar nesta área.

 Isto é mais intenso quando o regente da 11ª casa está mal colocado na 12ª. Quando está bem colocado, o nativo desenvolve essencialmente a espiritualidade e não a sensualidade e, por isso, esse aspeto da sua dimensão pode ser controlado ou mesmo secundarizado pelo nativo

Sendo o regente da casa dos amigos, esta colocação também caracteriza os amigos mais significativos, neste caso, indicando que estes serão pessoas estrangeiras ou pessoas que vivem afastadas do mundo, isoladas e sem muitos interesses mundanos.

Serão também reservados e podem ter natureza espiritual ou ascética. Alternativamente, os amigos têm cargos que desempenham em países estrangeiros ou têm carreiras internacionais.

Os amigos podem também ser desligados do estilo de vida que deseja apenas acumular bens materiais e dedicam-se a causas humanitárias.  Podem formar comunidades ou grupos alargados de pessoas que têm interesses comuns, mas bem diferentes dos da maioria da sociedade.

E tais grupos podem funcionar em regime secreto ou reservado, mantendo-se ignorados pelo mundo exterior. Para além dos aspetos ligados à caridade e filantropia, estes nativos podem associar-se com pessoas que exploram o lado espiritual d vida, o paranormal,  a investigação secreta em alguma área, etc.

Apesar de valorizarem a sua pertença a estas comunidades estes nativos precisam também de passar algum tempo isolados do mundo e dos outros, gostando de explorar os sonhos e intuições que, de vez em quando, recebem das suas experiências.

Note-se que, quando o regente da 11ª casa está mal colocado na 12ª, o nativo pode procurar ligar-se a comunidades secretas que tentam explorar outros através de esquemas ilegais e mantendo-se à margem e escondidos na sua atuação, procurando benefícios materiais para si próprios.

No plano psicológico, o nativo sente necessidade de se juntar a grupos de apoio para obter ajuda e se libertar de alguma condição limitadora

Pode também fazer isso porque deseja dar o seu contributo para ajudar pessoas que sofrem ou são, simplesmente, esquecidas pela sociedade. Deste modo, pode sentir o desejo de fazer voluntariado, nos hospitais, prisões, locais onde as pessoas estão isoladas e confinadas.

Por outro lado, estas pessoas podem ter um interesse real em melhorar as condições de vida de pessoas confinadas em hospitais, prisões reformatórios, asilos, etc. e podem formar grupos de defesa dos direitos destas pessoas, pelas quais sentem compaixão e chamar a atenção da sociedade para as condições, tantas vezes desumanas, que se vivem nesses locais sem qualquer respeito pelos direitos dessas pessoas.

Os mais espiritualmente orientados podem organizar atividades espirituais em espaços pelos quais acabam também por receber lucros, embora também apreciem a estadia nesses locais.

Sentem também atração pela vida monástica apreciando estar só em meditação ou com grupos cada um mergulhado nas próprias atividades espirituais.

No ponto de vista material, estes nativos podem obter bons ganhos a trabalhar em países estrangeiros ou em ligação com pessoas estrangeiras. Entre as fontes de rendimento podem estar atividades comerciais, ligação com causas humanitárias e instituições religiosas ou espirituais.

Também podem ganhar através do estudo da mente e atividades de cura da mente, como a psicologia e psiquiatria, uras alternativas, etc.

Quando viajam para países estrangeiros para ganhar o sustento, podem enfrentar bastantes lutas e obstáculos antes de começarem a ver efeitos positivos que eventualmente chegam com o esforço e passar do tempo.

Também Poderá Gostar de Ler

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments