Regente da 12ª Casa na 1ª e 2ª Casas

jovem mulher a receber sacos de compras em loja

Neste artigo descrevemos os efeitos da colocação do regente da 12ª casa na 1ª e 2ª casas do horóscopo. Este artigo complementa um outro mais antigo já publicado e contém mais informação.

Regente da 12ª casa na 1ª casa

A colocação do regente da 12ª casa na 1ª casa não é considerada uma boa posição pois a 12ª casa significa a perda dos significados da 1ª, isto é, tudo o que representa a 1ª casa, como a vitalidade e saúde, visibilidade no mundo, sucesso, propósito de vida, é prejudicado por esta posição.

Deste modo, os antigos afirmavam que o nativo terá saúde frágil, sofrendo devido a doença, a sua constituição física é frágil (a 1ª casa representa o corpo) , não alcança riqueza material nem reconhecimento no mundo, podendo faltar-lhe as competências que o levariam ao sucesso mundano.

A vitalidade física é fraca e o nativo tem pouca energia para lutar por objetivos que lhe dariam uma posição visível no mundo. Pode ficar doente mais frequentemente do que a maioria.

Uma outra característica frequente com esta posição é o caráter gastador do nativo, que não consegue amealhar poupanças e pode gastar tudo o que tem de forma pouco sensata, especialmente em artigos de luxo ou de natureza sensual. Se dignificado, o nativo gasta bastante, mas esses gastos revertem em seu benefício.

Quando o regente da 12ª casa está mal dignificado na 1ª, o nativo pode desenvolver dependência em relação a álcool e outras substâncias que criam habituação, devido à tendência para comportamentos escapistas.

A mente tende também a distrair-se facilmente, divagando, fantasiando e tendo dificuldade em focar-se nos assuntos e tarefas das rotinas diárias. Pode também, pela mesma razão, tomar decisões que se revelam pouco adequadas.

O nativo pode escolher residir em país estrangeiro, com esta colocação ou, pelo menos, pode viajar para países distantes com frequência.

Quando o regente da 12ª casa está mal colocado, o nativo pode passar períodos prolongados em confinamento, por doença, por ex., por ser aprisionado, etc. Se o regente da 12ª casa estiver dignificado, o nativo pode viver isolado por razões espirituais e escolha própria.

Quando o regente da 12ª casa está mal colocado na 1ª casa, o nativo pode sofrer de insónias e outras perturbações do sono. Maas, se estiver dignificado, o nativo poderá ter uma vida sexual muito satisfatória.

No ponto de vista psicológico, quando o regente da 12ª casa está pouco dignificado, o nativo pode mergulhar em processos subconscientes em que sente que o mundo é um local hostil e pode adotar uma postura de vitimização.

Pode também ser melancólico e triste. Se o planeta regente da 12ª casa está fraco, pode haver alguma experiência de confinamento ou aprisionamento forçado ou a vida pode ser cheia de obstruções e obstáculos.

Tais experiências moldam a personalidade fazendo a pessoa sentir que a vida é um fardo pesado, levando a sentimentos de solidão e isolamento em relação aos outros.

Pode haver forte intuição e capacidades psíquicas e o nativo pode ser um apaixonado por assuntos esotéricos, fenómenos paranormais, etc.

Há tendência para desenvolver uma abordagem pessimista da vida e a pessoa  pode associar-se a outros que não têm as melhores motivações em relação a si. Inimigos secretos podem também perturbar a paz de espírito.

A prática de atividades de beneficência, meditação, o envolvimento em atividades artísticas e criativas podem ser uma boa forma de alcançar mais equilíbrio e bem-estar. quando bem colocado, o regente da 12ª casa leva o nativo a desenvolver um forte propósito espiritual e desejo de «salvação».

A boa colocação do regente da 12ª casa na 1ª revela um forte potencial criativo e grande imaginação.

Regente da 12ª Casa na 2ª Casa

 A colocação do regente da 12ª casa na 2ª casa indica que o nativo gastará bastante dinheiro em ações caridosas, se o planeta estiver dignificado na 2ª casa. Mas, em geral, esta posição causa muito stress na dimensão financeira, em que pode haver muitas perdas e constantes despesas.

Deste modo, haverá gastos e muita despesa, quer o planeta que rege a 12ª casa esteja bem ou mal colocado.

A diferença é que, quando dignificado, os gastos serão para promover boas ações enquanto que, se estiver mal colocado, o nativo gastará para seu prazer de forma pouco sensata. Pode mesmo acabar com uma riqueza acumulada por bastante tempo.

Mas, quando dignificado, o nativo fará muitos gastos que serão benéficos para o propósito do seu desenvolvimento espiritual. No entanto, isso não significa que viverá na pobreza, desde que o planeta esteja dignificado.

Na verdade, o regente da 12ª casa dignificado na 2ª casa permite que o nativo aprenda a fazer uma gestão dos recursos financeiros, protegendo-se, desse modo, de perdas e gastos desnecessários.

A boa colocação do planeta permite que o nativo tenha boas competências na gestão de todo o tipo de recursos, incluindo os financeiros. E a boa colocação do regente da 12ª casa também permite manter os recursos acumulados, prevenindo o desbaratar da riqueza.

Isso será possível, mantendo a generosidade de gastar algum dinheiro para fazer boas ações.

Mas, se o regente da 12ª casa estiver mal dignificado, o nativo pode ter pesadas perdas financeiras e ter muitas dívidas.

Quando bem colocado, o regente da 12ª casa pode mesmo permitir acumular riqueza através de atividades de natureza religiosa ou espiritual, trabalhando com organizações humanitárias e espirituais, desenvolvendo atividades reservadas como meditação, atividades ligadas a processos de cura, em particular por processos alternativos.

Também é possível obter ganhos em atividades envolvendo países estrangeiros ou de trabalho realizado no estrangeiro, através da gestão de hospitais, casas de repouso, etc. O nativo pode usar processos criativos e a imaginação para trabalhar e obter ganhos, por ex., através da escrita.

A 2ª casa é a 3ª a partir da 12ª pelo que o nativo tem poder de iniciativa, criatividade e motivação para alcançar os objetivos que se propõem embora possa ter de vencer muitos obstáculos e ter de superar muitas lutas até conseguir sucesso.

Quando o regente da 12ª casa está aflito ou mal colocado na 2ª casa o nativo pode desenvolver meios menos transparentes ou ilegais para obter riqueza e os objetivos que deseja. Também tem falta de concentração e de direcionamento firme na ação que possa conduzir aos resultados desejados.

Pode, desse modo, gastar muito mais do que os seus recursos lhe permitem, por ex.

O estado dignificado do planeta dá a estas pessoas a tendência para a espiritualidade, que podem exprimir através da religião ou outra forma, bem como lhes dá um caráter humilde e sóbrio que os inclina para a compaixão pelos mais fracos.

O nativo tem uma forma de comunicar suave e amável. Tem igualmente boas capacidades de comunicação e a coragem para dizer o que pensa. A boa colocação do planeta também apoia a tendência para falar a verdade e cumprir a palavra dada.

Quando o regente da 12ª casa está fraco na 2ª casa, porém, o nativo pode ser hipócrita no modo como comunica e se dirige aos outros, além de que não respeita a palavra dada.

A 2ª casa é a casa da família. Assim, esta colocação pode indicar que o nativo tem uma família com inclinação espiritual ou religiosa. Mas, se estiver fraco, o planeta nesta posição indica separação da família, por não ser bem visto ou aceite pelos outros membros da família.

Quando o regente da 12ª casa está mal colocado, o nativo pode enfrentar muitos problemas financeiros, familiares e de saúde. Pode também haver o desenvolvimento de maus hábitos alimentares, tendência para dizer mentiras, problemas de visão. O relacionamento com os membros da família pode ser difícil.

Do ponto de vista psicológicos, as pessoas com esta posição podem sentir bastante tensão por causa de terem de trabalhar para se sustentarem, sentindo medo de não ter o suficiente para poderem viver.

Gostam de passar períodos sozinhos, para reforçarem o equilíbrio psicológico. Também podem preferir trabalhar sozinhos.

Quando o regente da 12ª casa está mal dignificado, o nativo pode gastar muito para compensar sentimentos de desgosto, depressão, mal-estar interior.

Também Poderá Gostar de Ler

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments