Karakas Mútuos e Efeitos das Casas

bola de feixes de fibra com pontas luminosas

Neste artigo falamos dos karakas mútuos e dos seus efeitos, e dos efeitos das casas, segundo a obra Saravali de Kalyana Varma. Este é um importante conceito para a interpretação do horóscopo.

Karakas Mútuos

Quando um planeta está no próprio signo, no signo mooltrikona ou no signo de exaltação e, ao mesmo tempo, está colocado numa casa kendra ou angular, a partir do Ascendente, torna-se um significador ou karaka mútuo, ou ainda-co-trabalhador, interagindo com outros planetas em relação mútua.

Exemplo do autor: Saturno colocado no signo Balança para o Ascendente Caranguejo e Júpiter e a Lua estão colocados no Ascendente, e Marte e o Sol estão colocados no signo Carneiro. Estes planetas tornam-se karakas mútuos.

O que significa esta expressão de karakas mútuos é que estes planetas, todos colocados em casas angulares e dignificados promovem os significados mútuos, favorecendo o nativo. Estes planetas refletem e reforçam os bons significados uns dos outros, mesmo quando algum deles tem a regência de uma casa maléfica.

Note-se que não se trata da posição angular dos planetas em relação uns aos outros, mas da sua colocação nos ângulos naturais do horóscopo a partir do Ascendente.

Os planetas colocados no próprio signo, no signo de exaltação, em signo amigo ou amsa, são também considerados karakas.

Efeitos dos Planetas Karakas

Os efeitos dos planetas que são karakas são: mesmo que a pessoa tenha nascido numa família humilde,  adquirirá posição social com alguma proeminência, acima da condição em que nasceu. Uma pessoa nascida numa família de elevada posição adquirirá muito poder, riqueza e influência.

Planetas Regentes do Dia, da Semana, do Ano

Os planetas e o sol e a Lua regem os dias da semana.  O planeta que rege o 1º dia de um dado mês é o regente do mês; o planeta que rege o 1º dia de um ano é o regente do ano. Deste modo, se o primeiro dia de um ano é domingo, que tem regência do Sol, este também rege o ano.

Efeitos das Casas

Estes efeitos referem-se à Astrologia horária ou prashna:  uma casa dá melhores efeitos quando se faz alguma atividade relacionada com os seus significados, num momento em que se levanta uma carta cujo Ascendente é o regente dessa casa no horóscopo de nascimento.

Como se depreende, faz-se aqui uma correlação entre a carta de nascimento e uma carta horária, afirmando o autor que uma boa forma de determinar um bom momento para fazer alguma atividade é levantar uma carta  horária cujo Ascendente é o regente da casa que significa essa atividade no horóscopo de nascimento.

Também pode dar bons resultados quando, na carta horária, o regente da casa do horóscopo que significa uma atividade que queremos fazer, está colocado, nessa carta, numa casa upachaya ou quando esse planeta rege o dia da semana, a Hora ou ano ou o mês.

O autor acrescenta que, em cada caso, a percentagem de sucesso é a seguinte: 25% quando é o regente do ano; 50% quando rege o mês; 75% quando rege a semana e 100% quando rege a Hora.

Nestas considerações, os leitores podem notar o peso que tradicionalmente se dava, também na Índia, á astrologia horária e eletiva. Isto não admira, pois esta não precisa do conhecimento exato da hora de nascimento, mas apenas do levantamento de uma carta para um certo momento em que se deseja fazer uma atividade.

Deste modo, imaginemos que queremos comprar um novo veículo. A 4ª casa é a que rege os veículos, logo, teremos de levantar uma carta na qual o regente da 4ª casa dessa carta horária seja: regente da hora em que a compra se efetuará (melhor opção); ou regente da semana, do mês ou do ano, por ordem sucessiva de perda de força.

Em alternativa- e esta é uma das opções mais usadas na astrologia tradicional ocidental, mas também, como se vê, na Índia- escolhemos um momento para a realização da atividade, em que a carta levantada tem no Ascendente um signo cujo regente  rege também a 4ª casa.

Deste modo, se, por ex., Mercúrio rege a 4ª casa, ocupada pelo signo Virgem, Gémeos tem também a regência do Ascendente. Para além disso, como os leitores podem rever, nos artigos publicados sobre astrologia eletiva, é preciso assegurar que Mercúrio estará dignificado e forte nessa carta.

Segundo o autor, a posição do regente da 4ª casa numa casa upachaya- 3, 6, 10 ou 11- com outro Ascendente na carta levantada, também é útil.

Também Poderá Gostar de Ler

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments