Qualidades e Forças dos Signos e Planetas

Homem olhando para o Espaço a partir de abertura circular gigante.
.

Começamos neste artigo a explorar a obra clássica da astrologia da índia, Saravali, de Kalyana Varma, um autor que foi rei no século 10 da era cristã e estudou astrologia, para melhor governar, baseando os seus estudos em Parashara, Varahamihira, Yavana, etc. Neste artigo falamos de várias qualidades e forças dos signos e planetas.

Nos artigos que vamos apresentar, exploraremos  as abordagens do autor , relativamente aos temas da astrologia da índia, que não repetem ensinamentos já publicados, para não nos repetirmos desnecessariamente.

Qualidades e Classificações dos Signos

Os signos são classificados de maléficos e benéficos, femininos e masculinos, cardinais, mutáveis e fixos. A parte final dos signos Caranguejo, Escorpião e Peixes são designados Gandanta.

A direção dos signos conta-se a partir de Carneiro na seguinte ordem: Este, Sul, Oeste e Norte; segue-se sempre a mesma ordem para os signos seguintes. Assim, Carneiro tem direção Este, Touro tem direção Sul, Gémeos tem direção Oeste e Caranguejo direção Norte; Leão tem direção Este, etc.

O autor acrescenta que começar uma viagem dá melhores resultados quando seguimos a direção do Ascendente ou da Lua no momento de iniciar a viagem. (isto determina-se pela astrologia eletiva).

Assim, sabendo qual a direção em que vamos seguir, é só escolher o momento em que o Ascendente ou a Lua estão num signo que indica essa direção para iniciar a viagem.

Os signos humanos são fortes na direção que começa no Este ou Ascendente; os signos quadrúpedes são fortes na direção Sul ou 10ª casa; os signos de água, à exceção de Escorpião, são fortes no Norte ou 4ª casa. Escorpião é forte no Oeste ou 7ª casa.

Os signos humanos são: Gémeos, Virgem, Balança, Aquário e 1ª metade de Sagitário.

Signos Quadrúpedes são: Carneiro, Touro, Leão, segunda metade de Sagitário, 1ª metade de Capricórnio.

Os signos de Água são: Caranguejo, Escorpião, Peixes e segunda metade de Capricórnio.

Signos noturnos– Gémeos, Caranguejo, Carneiro, Capricórnio, Sagitário, Touro.

Signos diurnos– Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Aquário, Peixes.

Signos Prishtodaya (erguem-se pela parte de trás)- Caranguejo, Capricórnio, Carneiro, Touro e Sagitário.

Signos sirshodaya (erguem-se pela cabeça) – Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Aquário.

Signo Ubhayodaya (ergue-se tanto pela cabeça como pela parte de trás) – Peixes.

Força do signo– um signo é forte quando recebe o aspeto do seu regente, de um planeta amigo do regente ou por Mercúrio ou Júpiter. O aspeto de outros planetas não confere força ao signo, segundo o autor.

Efeitos dos Planetas nas casas

Planetas em casas kendra (angulares- 1, 4, 7, 10)- dão efeitos na infância e  juventude.

Planetas nas casas Panapara (ou sucedentes- 2, 5, 8, 11)- Dão efeitos na idade adulta e madura.

Planetas nas casas Apoklima (ou cadentes- 3, 6, 9, 12)- dão efeitos na fase final da vida ou velhice.

Longa, média ou curta ascensão dos signos: Peixes, Touro, Carneiro, Aquário são signos de curta ascensão; Gémeos, Caranguejo, Capricórnio e Sagitário são signos de média ascensão; Leão, virgem, Balança e Escorpião são signos de longa ascensão.

A maior ou menor dimensão dos signos faz-se notar no corpo do nativo e no tamanho dos órgãos, no signo que está no Ascendente.

Planetas e o «Homem Cósmico»

O Sol representa a alma do homem cósmico; a Lua representa a mente; Marte representa a força; Mercúrio representa a voz ou discurso; Júpiter representa a inteligência; Vénus representa os confortos; Rahu representa o Ego; Saturno representa os desgostos.

Quando estes planetas estão fortes no horóscopo, os efeitos em relação ao que representam também o serão. Mas, com Saturno, mesmo que esteja fraco, o que ele representa aumenta.

Sexo dos planetas: Lua e Vénus são femininos; Saturno e Mercúrio são neutros; Júpiter, sol e Marte são masculinos.

Dignidade e Efeitos dos Planetas

Planeta Exaltado mas Retrógrado Segundo Kalyna Varma, o planeta nesta situação não produz os efeitos de uma planeta exaltado. Mesmo quando fica exaltado e entra em movimento retrógrado no signo de exaltação (por x., Saturno está em Escorpião e entra no signo Balança, porque fica retrógrado) não produz efeitos.

Planeta exaltado em movimento direto tem a sua máxima força; no próprio signo ou signo mooltrikona tem forma média. Se está em signo amigo ou recebe o aspeto de um planeta amigo, tem apenas força nominal, que pouco se nota nos efeitos concretos.

Um planeta exaltado dá efeitos totais; no signo de debilitação, um planeta dá resultados quase nulos; em signo inimigo dá efeitos limitados. Um planeta em signo amigo dá ¼ dos seus efeitos auspiciosos; um planeta no próprio signo dá 1/2 dos seus efeitos auspiciosos; um planeta no signo mooltrikona produz ¾ dos seus efeitos auspiciosos.

Um planeta no signo de debilitação  dá resultados totalmente não auspiciosos no signo de debilitação; em signo inimigo produz alguns limitados efeitos positivos, mas consideravelmente menores do que em signo amigo.

Um planeta combusto não apenas perde toda a capacidade de produzir bons efeitos como desenvolve a capacidade de produzir efeitos negativos em total.

O sol não fica combusto, nem a Lua, e nenhum destes se envolve «em guerra», não perdendo por isso força como outros planetas; Rahu e Ketu também não se envolvem em guerra nem ficam combustos pois não têm raios, são simples pontos matemáticos.

Um planeta exaltado confere riqueza e uma posição social elevada e cargos importantes na profissão.

Um planeta no próprio signo confere felicidade, conforto e riqueza.

Um planeta em signo amigo dá boa fortuna, riqueza dada pelas autoridades e duradoura.

Um planeta colocado na sua hora confere coragem.

Um planeta no próprio decanato (drekkana) confere virtudes.

Um planeta no próprio navamsa torna a pessoa famosa.

Um planeta ocupando o próprio saptamsha dá riqueza, fama, coragem.

Um planeta colocado no próprio dwadasamsa  dá devoção e gosto em ajudar outros.

Um planeta colocado no próprio trimsamsa dá felicidade e boas qualidades.

Um planeta recebendo o aspeto de um benéfico tem por efeitos ser feliz, alcançar riqueza, boa reputação, felicidade, beleza, liderança.

Força da Lua

Tem força média nos primeiros 10 dias do quarto crescente; a partir do 11ª dia e por dez dias a seguir é muito forte; no período de 10 dias seguintes ao 5º dia em que ocorre a Lua nova, e até 6 dias depois da Lua nova,  a Lua é fraca. Quando alguém nasce com a Lua muito brilhante e cheia, o nativo será próspero e famoso.

Quando, no nascimento, o planeta que rege o signo de colocação da Lua, o regente do Ascendente ou Júpiter estão colocados numa casa kendra, o nativo será feliz na meia-idade. Segundo Kalyana Varma, basta Júpiter estar nesta posição para isso acontecer.

Os efeitos dos signos serão correspondentes à força dos planetas que os regem.

Efeitos da Força dos Planetas

Um planeta com força direcional leva o nativo para a direção que rege e dá-lhe prosperidade, bens materiais e felicidade nessa direção. Mas o planeta não deverá estar combusto nem debilitado para ter esses efeitos.

Efeitos dos planetas retrógrados

Sendo este um tema polémico, é importante anotar a posição desta que é uma das grandes obras clássicas da astrologia da Índia.

O autor refere que, quando um planeta benéfico está retrógrado, é forte e capaz de conferir grande riqueza e poder material. Mas, quando um planeta maléfico está retrógrado confere apenas desgostos e desorientação.

Outros Efeitos dos Planetas

Planeta auspicioso– é aquele que tem raios claros, ou que está em conjunção com a Lua ou que sai vitorioso de uma guerra planetária (este último critério nunca se aplica ao Sol nem à Lua nem aos nodos) Tal planeta confere felicidade e conforto material.

Planetas benéficos que têm todas as fontes de força (as forças que compõem a Ashtakvarga)  no nascimento. Quando há planetas nesta condição na carta natal, o nativo é verdadeiro e reto, tem bons hábitos, será próspero e atraente, tendo também boas qualidades.

Planetas maléficos com todas as fontes de força no nascimento fazem do nativo um avarento, inclinado para fazer más ações, egoísta e ciumento das pessoas que são virtuosas. É promotor de brigas e querelas, ações mesquinhas, é ingrato e tortuoso.

Efeitos dos planetas segundo a sua dignidade nos signos– um planeta no próprio signo ou em signo amigo representa a infância e um estado de felicidade; no signo mooltrikona representa a juventude e um estado de virtude; no signo de exaltação representa a adolescência com prosperidade e influência.

Quando um planeta está em signo inimigo representa a velhice e um estado de doença e dívidas; um planeta no signo de debilitação representa uma situação in extremis e o estado à beira da morte, ou despesas.

Efeitos dos planetas em signos Masculinos e Femininos

 Nos signos masculinos, o planeta, quando é forte, torna o nativo corajoso e combativo.  Quando está fraco num signo masculino, torna o nativo cruel e pouco inteligente.

Um planeta num signo feminino dá ao nativo uma natureza suave, medo de brigas, amor pela água, por flores e por roupas. Também confere saúde, boa fortuna e proteção.

Planetas masculinos são fortes quando colocados em signos masculinos e na fase brilhante da Lua e de dia.

Signos femininos são fortes nos signos femininos, na fase minguante da Lua e à noite.

A Lua cheia, para um nascimento diurno, colocada na parte invisível da carta; e a Lua cheira, para um nascimento noturno, colocada na parte visível da carta, confere prosperidade, riqueza e sucesso.

Quando todos os planetas benéficos estão colocados em casas upachaya– 3, 6, 10 e 11- o nativo adquirirá muita riqueza. Se dois planetas benéficos estiverem colocados em casa upachaya, adquire riqueza moderada. Um só planeta benéfico colocado numa casa upachaya confere alguma riqueza.

Esta contagem pode fazer-se tomando como ponto de partida o Ascendente ou a Lua. O autor nota, entretanto, que estas configurações conferem menor quantidade de riqueza do que o Adhi yoga que é bastante mais poderoso.

Também Poderá Gostar de Ler

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments