Regente da 12ª Casa na 4ª Casa

Neste artigo descrevemos os efeitos da colocação do regente da 12ª casa na 4ª casa. Este artigo complementa um mais antigo já publicado e contém mais informação.

Regente da 12ª Casa na 4ª Casa

A colocação do regente da 12ª casa na 4ª casa pode indicar perturbações na vida familiar. Será deste modo necessário que esteja dignificado para poder produzir alguns efeitos positivos. A 12ª casa é uma casa dusthana mas o planeta está numa relação de 5ª casa com a casa que rege.

O nativo terá inclinação religiosa ou espiritual, se o planeta estiver bem colocado, será inteligente, criativo e com forte intuição. Terá também valores morais virtuosos.

No entanto, sendo uma casa de perdas, o seu regente na casa da mãe indica, segundo a tradição, ausência de amor materno. Também indica pouca felicidade e conforto emocional. Assim, o nativo pode sentir-se desamparado em termos emocionais, ao longo da vida.

Quando o regente da 12ª casa está dignificado, o nativo pode sentir essa ausência de conforto emocional de forma menos forte e determinante na sua vida. Por ex., a mãe pode estar fisicamente ausente, mas, ainda assim, fazer sentir ao nativo que este é amado (usando os meios de comunicação a distância).

Ou o nativo aprende a ser autónomo e a encontrar no interior de si próprio elementos de segurança emocional, sobretudo na vida adulta, não sentindo especial desarmonia interna nem infelicidade.

Mas, quando o regente da 12ª casa está mal colocado na 4ª, o nativo, a mãe e outros familiares próximos não se entendem e pode haver um ambiente de isolamento emocional, com forte desarmonia.  A mãe pode também passar por situações difíceis e obstáculos que não lhe permitem prestar a devida atenção ao nativo.

Por outro lado, o regente da 12ª casa na 4ª, que significa a mãe, indica que esta pode ser espiritual ou religiosa. Se estiver bem colocado, indica também boas qualidades éticas na mãe.

Nesta circunstância, a mãe consegue ser uma boa influência para o nativo, pois serve de exemplo para buscar conforto em atividades espirituais quando a realidade material apresenta desafios e sofrimentos, levando assim à valorização do caminho espiritual.

O contrário acontece quando o planeta está mal colocado na 4ª casa, pois não gera o impulso criativo para descobrir na sua própria interioridade a compreensão de soluções para os obstáculos e dificuldades sentidas no plano externo.

Tanto a 12ª como a 4ª casa são designadas por «casas de salvação» na astrologia da Índia. Assim, esta posição indica um excelente potencial de pensamento criativo em termos espirituais e de desenvolvimento espiritual do nativo.

Também indica o gosto por estudar assuntos espirituais, incluindo em fontes estrangeiras, além da tradição na qual a pessoa nasceu.

Há, deste modo, um potencial despertar espiritual destes nativos, que revelam ser corretos e virtuosos em termos éticos. O nativo é compassivo e tende a realizar boas ações.

Se estiver mal colocado, o planeta não favorece esse desenvolvimento espiritual e pode mesmo indicar inclinação para fazer ações egoístas e eticamente reprováveis.

Sendo uma casa dusthana, a 12ª e o seu regente também podem indicar problemas. Assim, o regente da 12ª na 4ª produz uma mente que gosta de ter tempo só para si e pode mesmo tender para a solidão e depressão. Pode viver como um (a) recluso (a).

Como significa inimigos secretos, a posição do regente da 12ª na 4ª pode também ser o sinal de falta de paz mental e desligamento em relação aos outros, por ausência de laços emocionais fortes que liguem a pessoa aos que lhe são próximos e aos outros em geral.

Pode igualmente desenvolver hábitos de devaneio e «sonho acordado» como forma de escapar do quotidiano ao qual não se sente ligado.

Quando o regente da 12ª casa está bem colocado o ambiente do nativo pode ser espiritual e acolhedor, gerando sentimentos de compaixão e generosidade no nativo, para com outros.

Neste caso, o lar é o local de abrigo emocional, um espaço de santuário no qual o nativo se sente a salvo de todos os problemas do mundo exterior e o seu principal reduto de segurança.

Esta natureza afável e generosa do nativo pode, porém, colocá-lo perante inimigos secretos que atuam contra si fingindo-se amigos e, de vez em quando, a paz e tranquilidade no lar podem ser quebradas pela descoberta de tais inimigos. A verdade é que esta posição significa muitas vezes que o inimigo se encontra no próprio lar.

Isto sucede porque a 12ª casa, mesmo quando o seu regente está dignificado, continua a ser uma casa maléfica,  e a tendência natural do nativo para acolher no lar pessoas que estão com dificuldades ou precisam de ajuda, pode colocá-lo nessa posição, pois muitas dessas pessoas revelarão ingratidão e tentarão prejudicar o nativo.

Se o planeta estiver mal colocado estes efeitos serão ainda mais fortes e frequentes. Cautela deve ser colocada em relação ás  pessoas com quem o nativo partilha o lar pois tais pessoas podem revelar-se inimigas que dão cabo da tranquilidade no lar.

O nativo pode estabelecer relações românticas com pessoas que são secretamente suas inimigas.

Esta posição também indica dificuldade em encontrar felicidade e sentido de segurança na terra natal, levando por isso a procurar terras estrangeiras para aí criar um lar. Em alternativa, pode escolher residir junto à fronteira com outro país.

A posição do regente da 12ª casa na 4ª casa também indica potenciais perdas no que se refere às propriedades, confortos no lar. Quando possui propriedades, estas podem dar muita despesa de manutenção, levando a perdas substanciais.

Quando o regente da 12ª casa está dignificado, o nativo pode preferir os aspetos espirituais da vida aos confortos materiais e posse de propriedades.

Pelo princípio da derivação de casas, o regente da 12ª dignificado, pode permitir obter ganhos a partir de perdas, isto é de gastos  ou investimentos que produzem efeitos a longo prazo.

Devido à relação de 5ª casa com a casa que rege, ganhos por investimento e especulação, ainda que a longo prazo, podem dar bons resultado, havendo em geral inteligência para aplicar esses investimentos.

Também Poderá Gostar de Ler

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments