Longevidade, Significados dos Signos

pessoa no meio de uma estrutura arquitetónica em espiral.

Continuamos a explorar a obra Saravali de Kaliama Varma. Neste artigo falamos de configurações que cancelam os aspetos negativos do horóscopo de nascimento, em especial  no que se refere à longevidade e ainda dos significados dos signos.

Cancelamento dos Males do Horóscopo

Um Júpiter brilhante (com raios brilhantes) colocado no Ascendente, é capaz de contrariar todos os aspetos negativos do horóscopo. Mas, quando Júpiter está no Ascendente  no signo Capricórnio, onde está debilitado, pode não dar longa vida.

Mas, quando, estando na posição debilitada descrita, Júpiter tem um número elevado de raios, que lhe dão força, dará vida longa e sem dificuldades.

Quando, no horóscopo, os planetas benéficos são fortes e os planetas maléficos são fracos e o regente do Ascendente está colocado numa boa casa e recebe o aspeto de benéficos, cancela os aspetos negativos do horóscopo.

Um planeta benéfico, vitorioso numa guerra planetária[1] e recebendo o aspeto de um planeta benéfico no nascimento, protege o horóscopo de aspetos negativos.

No que se refere à longevidade, para que esta seja uma realidade, o regente do Ascendente deve estar colocado no signo de um benéfico. Os planetas maléficos devem estar colocados em divisões benéficas.

Rahu deverá estar colocado na 3ª, 6ª, ou 11ª casas e em aspeto com um planeta benéfico. Todos os planetas devem estar colocados em signos sirshodaya e em movimento direto.

Os planetas benéficos devem estar fortes e os maléficos devem ser fracos. Mas uma exceção é o regente da 8ª casa que, mesmo quando é um maléfico, deve estar forte pois a sua fraqueza pioraria os resultados.

Qualquer destas combinações permite ter boa  longevidade.

Quando os planetas maléficos ocupam os signos e divisões (amsas ou vargas) de planetas benéficos e recebem o aspeto de planetas benéficos, todos os males são cancelados.

Quando Júpiter e a Lua estão no signo Caranguejo na 4ª, 10ª ou Ascendente, Mercúrio e Saturno estão ambos no signo Balança e os restantes planetas estão na 3ª, 6ª ou 11ª casas, o nativo terá uma longevidade especialmente longa.

Note-se, entretanto que, se é verdade que estes yogas são indicadores de longevidade, há que atender também ao contexto em que a pessoa se encontra e, especialmente, o momento histórico em que se vive.

Pessoas e coisas Significados pelo Sol, Lua e Planetas

A seguir damos mais alguns dos muitos significados dos vários planetas e dos seus efeitos.

Sol– significa serpentes, lã, ouro, colinas, ouro, armas, venenos, fogo, medicamentos, reis, estrangeiros em geral, margens de um rio, floresta, madeira, mantras.

Lua– significa flores, poetas, alimentos, missangas, prata, sal, conchas, água, setas, vestuário, ornamentos, manteiga, sésamo, óleo, sono, mulheres.

Marte– Significa sangue, exército, cobre, vestuário vermelho.

Mercúrio– Significa Terra, minerais, rei, destruição, desmaios, ladrões, bile. Mercúrio também significa os Vedas (textos sagrados da Índia), escrita, medicamentos, escultura, perícia, medicamentos, exercício de cargo ministerial, discurso, anedotas, pássaros, casais, fama. Também significa uma floresta cujas árvores dão fruto sem terem florido, ouro.

Júpiter– significa o que é auspicioso, a virtude, robustez física, a valentia, a função de precetor ou professor, a delegação, cidade, um estado numa província, ouro, cama, posição social, abundância de alimentos, residência, filhos.

Vénus– significa diamantes, ornamentos e perfumes, casamento, amigos, coroas decorativas (como as natalícias), mulheres, esterco de vaca, fim, pureza, fio para segurar um bezerro, diagnósticos, educação, prazer sexual, ouro.

Saturno- Significa chumbo, zinco, metais pretos, cereais de fraca qualidade, parentes mortos, loucos, mulheres más, servos, mercadorias, pessoas pobres, pessoas com autocontrole,

Indicadores de Pouca inteligência

Quando há planetas maléficos na posição Rasi sandhi ou seja, colocados no último ou 1º grau de um signo, e a Lua está colocada no signo Touro, recebendo o aspeto de Marte, Saturno e o Sol, o nativo será pouco inteligente ou pateta.

 Mas, se houver um aspeto de outro planeta benéfico, a pessoa superará isso. Segundo o autor, a regra geral é: se houver planetas maléficos colocados em sandha rasis sem que a Lua receba aspetos de planetas benéficos, o nativo será pouco inteligente e pateta.

E, se Saturno e Marte estiverem no navamsa de Mercúrio, a criança nasce com dentes.

Altura– quando o Ascendente está na última porção do signo Capricórnio e recebe o aspeto de Saturno, do Sol e da Lua, o nativo terá baixa estatura.

O mesmo sucede quando o Ascendente é Caranguejo e a Lua está colocada em Caranguejo, recebendo o aspeto de Marte e Saturno.

Caráter e aparência do nativo– a aparência física corresponde ao Ascendente navamsa ou ao planeta mais forte. Também pode corresponder ao regente do navamsa de colocação da Lua.

Se muitos planetas estiverem fortes, o nativo mostrará características misturadas de todos eles. Mas, ao analisar a aparência física deve ter-se em conta o país e as características gerais da população desse país.

Natureza do nativo–  segundo os antigos sábios, a natureza do nativo é determinada pelo regente do trimsamsa [2]ocupado pelo Sol no nascimento. O estado dignificado ou não dignificado (signo inimigo, debilitado) dos planetas no nascimento também influencia a natureza do nativo, positiva e negativamente, conforme o caso.

Felicidade dos pais– quando a Lua está brilhante no nascimento, ou colocada no signo de exaltação ou no próprio signo, ou em conjunção com Júpiter e vénus, ou em aspeto com Mercúrio, ou está colocada na 5ª casa, isso indica felicidade da mãe.

Quando o sol está no signo de exaltação ou no próprio signo , ou em aspeto com Mercúrio, ou em conjunção com Júpiter ou colocado na 5ª casa, isso indica felicidade do pai.


[1] Um planeta em guerra planetária é aquele que está em conjunção com outro numa distância de um grau. O que tiver a menor longitude «ganha a guerra». Por ex., Júpiter está a 3 º 23’ do signo Touro em conjunção com Mercúrio , colocado a 3º 12’ do signo Touro.  Mercúrio ganha esta «guerra».

[2] A trimsamsa é a divisão de um signo em 30 partes iguais de 1º cada. Corresponde à carta divisional D- 30

Também Poderá Gostar de Ler

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments