Conjunção Mercúrio Ketu

imagem simbólica de mulher sentada num livro gigante aberto

Neste artigo descrevemos os efeitos gerais da conjunção Mercúrio Ketu.

Quando Mercúrio está em conjunção com Ketu, a mente passa por processos de dissociação e muitas vezes incoerência. O nativo pode mostrar alheamento mental em relação ao que o rodeia.

Isto deve-se ao facto de que, quando está conjunto com outro planeta, Ketu separa o nativo dos significados que esse planeta representa na carta. Além do mais, a natureza de Ketu, semelhante à de Marte, é oposta à de Mercúrio.

Enquanto este estabelece pontos de ligação entre as pessoas, usando a comunicação, Ketu representa o asceta que se separa do mundo e vê todos os processos de ligação aos outros como desnecessários e inúteis.

Ketu produz efeitos maléficos e benéficos, separa o nativo dos laços com o mundo físico para o despertar para o plano espiritual, mas o seu processo de levar à espiritualidade é através da perda de algo ao qual o nativo estava agarrado.

A associação entre Mercúrio, um signo associado a comportamentos dualistas, com Ketu, cuja natureza é semelhante à de Marte e tanto pode significar uma pessoa com elevada consciência como outra capaz de fazer as ações mais «baixas», pode gerar uma personalidade que diz  bem ou faz algo  que parece altruísta, mas, sub-repticiamente,  diz mal do nativo por «detrás» ou tenta prejudicá-lo se puder.

Pode mesmo revelar grande ingratidão sem sentir nenhum remorso, prejudicando os que o (a) ajudaram em alguma situação, embora atue de forma dissimulada, por inveja ou ciúme.

Esta conjunção torna o nativo pouco falador e também menos consciente dos próprios pensamentos.   O resultado é que a pessoa é solitária, mesmo que esteja numa relação com outros. Pode ser enganada por outros, tanto no plano pessoal como nos negócios. Pode ela própria enganar outros.

Se a conjunção cair numa casa ou signo desfavoráveis ou em que Mercúrio fica fraco, pode haver depressão ou isolamento mental profundo. Também pode sofrer perdas no plano financeiro e outros por seguir maus conselhos de outros.

Quando a conjunção se dá na 2ª casa, o nativo sente e faz sentir aos outros bastante frustração porque tem grande dificuldade em fazer passar a mensagem do que realmente quer dizer, dizendo muitas vezes uma coisa quando queria dizer outra.

Na casa em que cair a conjunção, os processos comunicativos relacionados com essa área causam indecisão e dificuldades para comunicar eficientemente.

Quando a conjunção está na 5ª casa, a relação com os filhos é difícil ou incoerente, alternando comportamentos muito rígidos, com outros em que os deixa em  rédea livre, levando a ser julgado como não fazendo o que devia.

Pode não participar ativamente como alguém envolvido numa conversa ou forma de comunicação, parecendo estar de fora, como se tudo o que se diz não lhe diga respeito, mesmo quando é ele próprio a dizê-lo.

O alheamento mental pode levar a má compreensão do que é dito, interpretando erradamente o que se ouve. Há um desligamento da comunicação propriamente dita, que é feita de forma mecânica e sem verdadeira consciência por parte do sujeito.

O nativo tem dificuldade e também não se esforça, para  manter «o fio da conversa» ou a articulação do pensamento e procede como se as palavras que saem da sua boca não lhe pertencessem, dizendo-as com indiferença.

Deste modo, dá aos outros a imagem de alguém mentalmente desorientado. Pode estar aberto, no entanto, às energias subtis de caráter psíquico Assim, alguns podem aparecer como «canais» de expressão de energias subtis.

A mente racional e lógica fica separada do nativo com a conjunção Mercúrio Ketu, pelo que os processos de comunicação que habitualmente levam a interagir com os outros e a estabelecer laços de cooperação com os outros, falha.

Deste modo, o nativo não consegue verdadeiramente trabalhar em equipa, pelo menos de forma interligada e as palavras perdem o significado autêntico como forma de comunicação.

Deste modo, não há verdadeira ligação nem com a própria história pessoal- o que conduz a uma identidade difusa pois o nativo não consegue construir uma imagem coerente de si próprio- nem com os outros ou locais, objetos, etc., pois tal ligação é sustentada pelo discurso racional do nativo que dá sentido à realidade e isso não existe, neste caso.

Sejam quais forem os  significados de Mercúrio no horóscopo, a conjunção com Ketu separa o nativo dessas áreas de vida, levando a vê-las como ilusórias e não relevantes.

O nativo vê-se como não tendo «nada a dizer» acerca da realidade exterior, podendo usar o pensamento e o discurso de outros mas sem que isso signifique alguma coisa real para si.

O convívio social pode ser difícil porque estes nativos não seguem nem aceitam os protocolos e regras convencionadas na conversação nem mesmo sobre os significados mais usuais das palavras, que desprezam.

Isto faz com que a sua comunicação seja apreendida pelos outros como desorganizada ou incoerente. Os processos de pensamento são também pouco claros para o próprio nativo e para os outros. Podem tomar decisões com base em «evidências» que mais ninguém consegue ver ou aceitar.

Mas podem ser capazes de captar ideias ligadas ao plano fantástico ou subtil e ao plano simbólico, exprimindo-se porém numa «lógica» não linear nem habitual.

A mente deste nativo é indecisa e flutuante, não se focando numa ideia para a levar á concretização. Podem assim passar de uma opinião a outra sem justificação e dando a impressão de não saberem o que estão a fazer.

 A situação muda se Marte, por ex., estiver incluído na conjunção com Mercúrio e Ketu, produzindo alguém muito proficiente na inovação e desenvolvimento de tecnologias da informação.

Quando mais um planeta se associa à conjunção Mercúrio Ketu, o nativo pode alcançar sucesso mundano e desempenhar cargos convencionais, inclusive de liderança, trazendo as ideias «desligadas» para o plano concreto e mais coerente.

Apesar de não terem um processo claro de pensamento individual, estes nativos têm, muitas vezes, a capacidade de «ler» pensamentos dos outros, sendo especialmente capazes de exprimir conteúdos do inconsciente coletivo.

Também têm grande capacidade de «sentir» os processos psíquicos dos outros, podendo descrever corretamente esses processos como se ocorressem na sua mente. Têm a mente focada no plano subtil e não no plano sensorial.

Por isso são muitas vezes canais psíquicos de sucesso, podendo mesmo dar mensagens recebidas de entidades não encarnadas ou oriundas de planos diferentes de realidade.

Estes nativos também não sentem qualquer ligação com os irmãos nem outros colegas, vizinhos, amigos, etc.  sofrem frequentemente de fobias e medo de abandono durante a infância e criam o sentimento de separação em relação aos outros, que se mantém ao longo da vida.

Quando falam com os outros, são confusos e pouco claros . Se houver mais algum planeta na conjunção, podem parecer apenas irrealistas ou poéticos, devido à tendência para usarem expressões metafóricas e simbólicas.

Mas, quando é preciso racionalizar para precisar significados ou fazer definições, as ideias aparecem sempre como pouco claras ou indefinidas. Mas a linguagem mais simbólica que usam pode ser sugestiva e bastante criativa.

São, no entanto, como referido, competentes a canalizar as ideias e perceções dos outros pois, nesse processo, a sua mente apenas recebe, não constrói o processo de comunicação.

Esta capacidade pode ajudar estas pessoas por ex., a desempenhar papeis no teatro e no cinema, encarnando na perfeição os vários carateres das personagens. Assim, a sua mente esvazia-se    de pensamentos próprios e acomoda-se a repetir os pensamentos de outros.

Se Mercúrio estiver colocado no signo de debilitação as limitações no vocabulário usado pelo nativo serão ainda maiores.

A conjunção Mercúrio Ketu produz pessoas que não acreditam nos processos de comunicação. Se trabalham, em equipa desconfiam igualmente de colegas e/ou subordinados. Também veem com desconfiança a atividade comercial (simbolizada por Mercúrio).

Nunca criam laços verdadeiros com os outros, havendo sempre uma distância que nunca é preenchida, embora desejem, intimamente,  que haja proximidade. O nativo intimamente sonha encontrar o parceiro ideal com o qual possa comunicar verdadeiramente mas, simultaneamente, impede-se de criar  uma verdadeira relação com os outros.

Sentem frustração contínua ao comunicar, por terem a perceção de que o que foi dito não é exatamente o que queriam dizer.

Durante os períodos dasa de Mercúrio e Ketu, em que o período de Mercúrio de 17 anos, é seguido por 7 anos do período dasa de Ketu, pode trazer situações problemáticos e difíceis, causadas por más decisões tomadas pelo nativo.

Porém, se o regente da 5ª ou da 9ª casas estiver associado a esta conjunção, o nativo pode alcançar muito sucesso na área académica, segundo o autor K, N. Rao. E se, para além dessa associação com um dos regentes das casas trikona a conjunção estiver colocada numa das casas de Água- 4ª, 8ª ou 12ª, o nativo terá inclinação para uma elevada espiritualidade.

Quando Júpiter lança aspeto para a conjunção Mercúrio Ketu, o nativo pode apoiar-se  na sua intuição e alcançar um excelente desempenho na área tecnológica, especialmente na área da comunicação.

Quando se analisa a conjunção Mercúrio Ketu deve dar-se atenção também ao signo e à casa em que calha a conjunção pois esta pode dar resultados bem diferentes de acordo com esse fator. Deve ver-se igualmente se há algum planeta em aspeto com a conjunção ou incluído na conjunção.

Também Poderá Gostar de Ler

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments