Cartas Divisionais

A Carta Divisional D-8 Astamsha

divisional Ashtamsha

divisional Ashtamsha

A varga D- 8 é uma das divisões que não foram mencionadas por Parahsara, o sábio que sistematizou  o uso das cartas divisionais na Astrologia Jyotish. Esta divisional  é usada especialmente no sistema Tajika, oriundo da astrologia persa e é  também usada pelo sistema Jaimini.

Esta divisional, como o nome indica, consiste na divisão por 8 de um signo, que fica deste modo dividido em 8 partes.  Os assuntos que são vistos através  da sua análise são os que se referem  aos significados da  8ª casa: eventos súbitos inesperados, revoltas e levantamentos, cirurgia ou cura através de algum procedimento ou evento súbito e de natureza invasiva, reforma da identidade no plano físico ou psíquico, erupções no mundo externo ou interno, mudanças traumáticas ou catastróficas (como através de terramotos, inundações, guerra), forças escondidas, conhecimento oculto, transformação provocada pelo ciclo natural da morte/renascimento.

Para ler a divisional D-8 seguem-se os passos habituais na interpretação das cartas divisionais:  começamos por ver a colocação do regente do Ascendente desta divisional  na carta natal. O Ascendente da divisional  simboliza o nativo na sua relação com os assuntos da carta divisional em questão. Ora, sendo a D-8 uma divisional relacionada com assuntos considerados por muitos como «maléficos» (nós diríamos simplesmente  «desafiadores» ou  de crise), habitualmente considera-se que será melhor que o  planeta que rege o Ascendente da divisional  esteja  fraco na carta natal pois isso significa que os assuntos que ele representa terão menos impacto na vida do nativo.

Seguidamente vermos se há planetas colocados nas casas trinas (em especial a 5ª e a 9ª). Se houver, os assuntos que estes representam  como karakas ajudarão a reduzir as dificuldades relacionadas com as matérias da 8ª casa. Se, pelo contrário, houver planetas colocados nas casas dusthana– 6ª, 8ª, 12ª- da divisional, os assuntos que esses planetas representam indicam dificuldades acrescidas nas matérias significadas pela divisional. Será, deste modo, muito preferível não haver quaisquer planetas colocados nestas casas. Para além disso, temos em conta o caráter benéfico ou maléfico funcional dos planetas colocados nas casas referidas, segundo cada signo Ascendente, bem como o seu caráter funcional na carta radix.

De modo geral, consulta-se a D-8 para prever  a possibilidade de problemas súbitos, obstáculos inesperados ou litigação em tribunal com acusações ao nativo Também indica a possibilidade de viver eventos inesperados com os sobressaltos  que lhes estão associados, lança insights sobre a longevidade, a possibilidade de receber heranças e, claro, ajuda a olhar para a predisposição   para eventos menos desejados, como acidentes.

Para uma melhor compreensão  dos aspetos gerais a considerar na análise das cartas divisionais, leia este artigo já publicado.

Finalmente, é bom lembrar que as cartas divisionais, tendo o seu mérito pois permitem uma análise mais fina de cada uma das áreas de vida, têm também o ponto fraco de precisarem de um tempo de nascimento exato para serem úteis. Assim, bastam  2 ou 3 minutos de diferença em relação ao momento exato do nascimento para se tornarem um puro exercício de ficção. Se não sabe a hora exata em que nasceu, o melhor é usar outras das muitas ferramentas de análise.

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: